terça-feira, 14 de setembro de 2010

A pressão das provas é um grande inimigo

Quando se está com muita vontade de fazer alguma coisa, a hora não chega.
Quando não se quer de forma alguma fazer alguma coisa, adia-se para amanhã... e o amanhã sempre chega.

O mesmo acontece quando temos que estudar e aprender alguma matéria de que não gostamos. Ficamos postergando, criando desculpas, deixando para depois. O resultado inevitável é: chegamos às vésperas da "tal" prova sem termos feito nada a respeito!

Com isso, o caso mais comum é nos vermos diante da necessidade de aprender algo "ruim" sem o tempo necessário para fazê-lo. Em Cálculo, Matemática e Física - para citar alguns exemplos - , nosso último recurso é decorar fórmulas para tentar com elas resolver alguma questão. Funciona? Claro que não!

Para solucionar um problema de Física, não basta saber a fórmula a ser aplicada, mas é necessário entender o enunciado e o contexto apresentados, saber extrair dali os dados relevantes e realizar os passos intermediários (conversões de unidades é um bom caso) antes de "colocar tudo na fórmula para se chegar ao resultado".

Quando eu estudei para o vestibular (nos idos de 1984),tive que me esforçar muito para aprender Física e Matemática. Elaborei um plano e fui em direção a ele. Criei uma "metodologia", ou seja, um conjunto de passos encadeados e comecei a executar o plano.

Talvez seja óbvio para alguns, mas vou dizer quais são os elementos fundamentais para se estudar e aprender essas duas matérias (pelo menos para elas, serve):
  1. Estabelecer o escopo, ou seja, a parte que será estudada;
  2. Selecionar um bom livro texto - nem sempre o indicado pelo professor ou pela escola é o melhor (se puder, me lembre de escrever sobre isso em outra postagem...);
  3. Separar um espaço de tempo único de duas a três horas para a primeira passada na teoria (veja que é bom dividir o todo em partes para fazer vários ciclos teoria-exercícios-teoria-exercícios);
    Nesta leitura, nada de tentar decorar qualquer fórmula ou conceito... é uma leitura!
  4. Acompanhar as questões resolvidas (se o material escolhido for bom, com absoluta certeza contará com um bom número de exercícios detalhadamente resolvidos pelo autor);
  5. Partir para as questões propostas...
    Aqui há uma coisa legal: cada questão que para você parecer mais difícil ou complexa deve ser assinalada (tendo ou não dado conta de resolvê-la). Isso serve para, no futuro, ou na hora da "revisão", você ir direto aos pontos que exigiram maior habilidade.
    Se não tiver dado conta, marque com "???"; se a tiver resolvido, marque com "!!!" (use tantas interrogações e exclamações quantas forem necessárias para indicar a dificuldade ou o tamanho da dúvida).
  6. Defina um "tempo de tentativa"... não caia no atoleiro de ficar uma tarde inteira travado em uma única questão... passe para a próxima (deixando a "problemática" devidamente marcada);
  7. Depois de passar por todas, tente voltar nas exclamações e interrogações. 
  8. Você vai se surpreender com o resultado. Vou explicar: na medida em que você foi resolvendo outras questões, seu raciocínio foi sendo enriquecido com cada passo que teve que ser dado... com isso, é muito possível que quando voltar às questões duvidosas, você esteja "municiado" com linhas de pensamento e percepções novas, que não existiam no primeiro momento.
  9. Ao conseguir resolver uma questão "complicada", não se esqueça de anotar os passos em algum lugar que possa ser consultado depois... 
Você vai ficar impressionado com o que isso vai fazer com sua autoconfiança, com sua autoestima.

Se não conseguir resolver uma questão...

Considere a hipótese de recorrer ao IBEAD - Instituto Brasileiro de Educação a Distância. Uma das propostas
desse instituto é receber dúvidas pontuais (aquelas que atrapalham a vida de quem está estudando) e, por R$10,00, gravar um vídeo explicativo, disponibilizando-o na Internet.
É claro que isso é muito mais eficiente do que procurar um professor particular, marcar uma hora, esperar ele dar uma série de rodeios (porque precisa garantir que terá conteúdo para muitas horas de aula...) e pagar, em média, R$30,00 por cada uma dessas horas!!!

O endereço do site é: www.ibead.com.br

Vá em "aulas rápidas" (menu superior) e veja o que já temos por lá.

Super-abraço e até a próxima.

Aguardo sua sugestão para comentários aqui.


Um comentário:

  1. e quem falou que o professor ter que ser um genio em didactica?... quem falou que o aluno de faculdade tem que ser assistido como um garotinho de esino fundamental incluindo a chupeta para o choro?...quem falou que o aluno que entra na faculdade tem alguma capacidade para entender o mínimo?...

    O aluno entra na faculdade já a batirse em competencia acirrada com seus colegas... o bom fica o ruim perece. Simples.

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