segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Meu professor é um gênio... mas eu não entendo nada!

Quantas pessoas não "assumem para si a incompetência de algum professor"?
Quero dizer com isso que já encontrei muitos alunos dizendo que estavam tendo aula com alguém que "era um gênio", mas que mesmo tendo um professor "maravilhoso assim", não conseguiam aprender ou entender nada.

Costumo dizer que a primeira obrigação de alguém que ousa ser chamado de professor é se fazer entender. Completo afirmando que esse "tal", que é gênio mas não sabe ensinar, deveria estar trabalhando como cientista em uma sala escura da NASA, com um computador e um abajur, postulando teorias mirabolantes... mas nunca em sala de aula!!!

O motivo é exatamente o efeito colateral que isso causa nos alunos: a sensação de absoluta incapacidade.

Quando fazia engenharia na UnB, fiz Cálculo II em um dos anfiteatros, ou seja, aquelas salas enormes em que o professor fica "lááááá em baixo", longe de todo mundo. O meu professor, que mesmo tendo um quadro de cerca de quatro metros de largura à sua inteira disposição, fazia questão de usar apenas um quadrado de dois por dois... palmos... 

Ele escrevia, falava, apagava, escrevia por cima, falava, apagava, e assim por diante, por mais de 90 minutos.
Resultado, euzinho aqui, considerado um "cara com facilidade nas exatas", só consegui passar nessa disciplina em minha 3a tentativa (!!!)

Com isso, amigo, quero dizer-lhe que há uma enorme chance de que o culpado por você não ter afinidade (na melhor das hipóteses) com as exatas não seja você, não seja um problema de "inteligência".

Portanto, se você tiver um pouco de paciência para estar aqui comigo nas próximas postagens, vou tentar trazer à tona elementos que talvez lhe ajudem a recuperar esse "pedaço de você perdido pelo caminho", ou seja, sua confiança de que tem um cérebro igual ao de todo mundo, pronto para aprender qualquer coisa desde que... lhe ensinem direito!!!

Super-abraço e até a próxima.
Se quiser sugerir algum tema, será um prazer "queimar alguma mufa" para pensar no que falar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não use palavrões;
- Se quiser divulgar alguma coisa, fale comigo antes;
- Tente manter-se "dentro do assunto";